Notícias

Covid-19 no esgoto das cidades

Enviada em: 13/04/2020

Objeto de estudo não só na área médica, o novo Corona Vírus está sendo motivo de pesquisa também entre acadêmicos e pesquisadores do setor de saneamento. Com base em trabalhos que estão sendo realizados na Holanda, especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) começaram a realizar análises de materiais de esgotos da região de Belo Horizonte. A primeira constatação foi a da presença do Covid-19.
A partir do resultado, foi iniciado um projeto, que tomou proporções, para se determinar se o vírus ainda transmite a doença, se é possível determinar medidas mais incisivas ou mais brandas em determinadas regiões em função da concentração viral encontrada nas análises, entre outros itens.
A presença do Covid-19 na água de esgoto serve de alerta, conforme os especialistas, para os cuidados redobrados no manuseio por parte dos profissionais que lidam com esse tipo de material no cotidiano, além dos já adotados em função da pandemia e dos riscos naturais e já combatidos de contágio por outras patologias.

 

Marisa Pereira  - MTB 7619
Assessora de Comunicação