Notícias

Água residual é tema de discussões em 2017

Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março

Enviada em: 17/03/2017

Em 2017, o tema do Dia da Água mundialmente é “água residual”. O assunto foi definido pela ONU Água. Comemorada em 22 de março, a data é celebrada desde 1993, após a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Eco-92). A cada ano é escolhido uma temática para balizar as discussões em torno do recurso hídrico, seu melhor tratamento, aproveitamento e conservação.
A Engequímica é uma empresa caxiense com 43 anos de trabalho relacionados a análise de águas e efluentes, além de consultoria na área ambiental. A partir da experiência no segmento, o fundador e diretor, Luiz Alberto Bertotto, comenta que, felizmente, está havendo uma maior conscientização nos benefícios do reaproveitamento das águas residuais.
- Para descartar nas redes públicas ou ambiente, as empresas precisam tratar o efluente. Com boas tecnologias, e elas existem, é possível tratar a água residual e, em alguns casos, torná-la potável novamente. Ou pelo menos passível de ser usada em processos e outros fins que não o potável.
  Conforme Bertotto, a porcentagem de economia na conta da água fornecida pelas concessionárias (exemplo Samae) com o tratamento da água residual é muito significativo. Mas, claro é preciso haver um investimento.
- Como a água ainda é até certo ponto barata, os empresários precisam estar cientes que o retorno demora um pouco, mas ele existe. Além do econômico, o mais importante é o ambiental.